Se você se interessa por empreendedorismo, startups e formas alternativas de investimento, já deve ter se perguntado o que é equity crowdfunding.
Isso porque o termo vem se popularizando na última década, e atraindo uma comunidade inteira de pessoas interessadas no desenvolvimento de negócios inovadores.
Basicamente, o equity crowdfunding é uma forma de conectar investidores que buscam maneiras menos tradicionais de investir às startups em seu estágio inicial de desenvolvimento.
E essa união costuma ser bastante vantajosa para ambos os lados.
Neste artigo, explicarei melhor o que é equity crowdfunding. Confira!
O que é equity crowdfunding?
O equity crowdfunding é uma forma de captação de recursos que conecta investidores a empresas com alto potencial de crescimento.
Atualmente, essa operação pode ser feita online, por meio das diversas plataformas de equity crowdfunding disponíveis no mercado.
Através delas, a empresa recebe recursos dos investidores que, por sua vez, obtém uma participação na empresa, por meio de quotas (ações) ou títulos conversíveis.
De origem inglesa, o termo equity diz respeito à participação societária de empresas. Com isso, quem investe em equity, obtém o direito a parte dos lucros de uma empresa.
Diferente do crowdfunding, onde a captação é uma espécie de vaquinha feita com o propósito de financiar uma causa sem esperar um retorno financeiro, o equity crowdfunding é uma modalidade de investimento.
Como acontece o investimento em equity crowdfunding?
Por movimentar altos valores, surgiu a necessidade de regulamentação das atividades de captação por equity crowdfunding.
Com isso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) assumiu a responsabilidade pela fiscalização dessas atividades. Assim, em 2017, o órgão criou a Instrução Normativa 588, atualizada recentemente para Resolução CVM 88, que obriga que todas as transações nesta modalidade sejam realizadas em plataformas autorizadas pela CVM.
O lado do investidor
Para investir em empresas e startups por meio de equity crowdfunding, não é necessário que o investidor disponha de uma grande quantidade de dinheiro.
Na maioria das plataformas, é possível investir a partir de R$ 1.000,00, o que democratiza o acesso a essa modalidade.
Porém, o investidor precisa estar atento às regras impostas pela CVM, que categoriza os investidores em três tipos.
O primeiro é o investidor qualificado. Trata-se do investidor que possui mais de 1 milhão de reais em investimentos financeiros.
O investidor qualificado pode investir a quantia que desejar anualmente em equity crowdfunding, sem restrições.
A segunda categoria é a dos investidores que possuem mais de 100 mil reais investidos ou em renda bruta anual. Para esse tipo de investidor, é permitido que invista até 10% deste valor anualmente.
Por fim, temos os investidores que possuem menos de 100 mil reais investidos, ou com renda bruta anual, que podem investir até 10 mil reais anualmente por meio de crowdfunding.
Ao aplicar seu dinheiro, o investidor precisará aguardar até que ocorra o exit para, enfim, receber o retorno de seu investimento.
O exit pode ocorrer de três formas:
- A startup é vendida para uma empresa maior;
- O investidor vende sua participação para outra pessoa;
- A empresa realiza um IPO na bolsa de valores.
Apesar dos riscos de a empresa quebrar no meio do caminho, existe a possibilidade de altos retornos.
Geralmente, o investidor que obtém sucesso no investimento de uma das empresas de sua carteira, utiliza os recursos para reinvestir nesta modalidade.
O lado das empresas e startups
As startups que buscam recursos por meio das plataformas de equity crowdfunding acabam encontrando nelas a oportunidade de divulgar seus projetos.
Aliás, isso é uma exigência das plataformas, que oferece mais segurança ao investidor.
É acessando essas informações que o investidor avalia seu potencial de retorno e toma a decisão de realizar o aporte ou não.
Qual o perfil de quem investe por meio de crowdfunding equity?
Assim como o empreendedor atual busca desenvolver negócios com propósito e impacto social positivo, o novo investidor compartilha deste pensamento.
O investimento em crowdfunding equity é uma oportunidade para quem busca diversificação em sua carteira de investimentos, auxiliando empresas reais a crescerem.
Porém, apesar da possibilidade de iniciar investindo relativamente pouco dinheiro, é necessário que o investidor estude a modalidade e, principalmente, a empresa na qual se interessa.
O equity crowdfunding no Brasil
A primeira plataforma de equity crowdfunding do Brasil é a Kria, que iniciou suas atividades em 2014.
Entre os principais casos de sucesso da plataforma estão Noknox, Repassa e Resale, adquiridas pelo Quinto Andar, Lojas Renner e BTG Pactual respectivamente.
Com a popularização da modalidade, ocorreu sua regulamentação pela CVM em 2017.
Segundo números da própria CVM, 84,4 milhões de reais foram captados por meio de equity crowdfunding no ano de 2020, e só aumentam ano a ano.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é equity crowdfunding, procure pesquisar as várias plataformas, estudar o mercado e fazer seus primeiros investimentos.
Para facilitar, deixarei o link da Kria, plataforma citada no texto. Acesse seu site clicando aqui.
Até a próxima!
Deixe um comentário