Houve um tempo em que conseguir empréstimo para empresas era um processo burocrático e que, muitas vezes não chegava a se concretizar.
Para financiar seu negócio, o empresário precisava procurar um banco e convencer o gerente de que possuía garantias suficientes para obter o capital.
Quando conseguia, precisava pagar juros muito altos, o que diminuía bastante a sua margem de lucro.
Porém, atualmente o empresário pode buscar os recursos de que precisa por meio do sistema Peer to Peer Lending, pagando juros muito abaixo dos praticados em bancos tradicionais.
Quer conhecer mais sobre o Peer to Peer? Então leia até o final.
O que é Peer to Peer Lending?
Peer to Peer Lending, também conhecido como empréstimo ponto a ponto, ou mesmo P2P, é uma modalidade de empréstimo em que um ou mais investidores se unem para emprestar dinheiro a pessoas ou empresas.
Surgiu em 2005, na Inglaterra, e vem ganhando espaço em várias partes do mundo, com suas plataformas recebendo investimentos do próprio Google, e das Lojas Americanas, aqui no Brasil.
Apesar da relativamente baixa adesão no Brasil até o momento, a Nexoos, principal plataforma da modalidade, já está próxima a alcançar a marca de 1 bilhão em crédito concedido.
A proposta do sistema P2P lending é democratizar o acesso ao crédito, tornando-o mais barato e o processo de obtenção menos burocrático.
Como funciona o empréstimo para empresas por meio do P2P?
De forma simplificada, as empresas que necessitam de crédito solicitam o valor em uma plataforma P2P, passando por uma análise de crédito.
Sendo aprovada, receberá um score, de acordo com o risco enxergado pela plataforma no processo da análise.
Em seguida, a empresa passa por uma rodada de captação, recebendo aportes de investidores até que o valor solicitado seja alcançado.
Terminada a rodada, a empresa recebe o dinheiro em sua conta, devolvendo em parcelas com juros bem atrativos, tanto para o tomador quanto para o investidor.
Por que o empréstimo para empresas por meio do P2P é vantajoso?
Nas plataformas P2P, a análise de crédito é feita de forma transparente. O empresário não corre o risco de encontrar taxas embutidas que não foram informadas previamente.
As taxas de juros praticadas são mais justas e acessíveis, muito diferentes das encontradas nos grandes bancos.
Outra vantagem é poder realizar todo o processo online, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Por fim, a análise do crédito e da documentação se dá de forma bem rápida.
Mas é importante lembrar que não são todas as empresas que conseguem aprovação nessas plataformas. Isso traz segurança ao investidor, por diminuir o risco de inadimplência.
Quem é o investidor das plataformas P2P?
Teoricamente, qualquer pessoa pode investir através das plataformas P2P.
Basta fazer seu cadastro nas plataformas e, assim que aprovado, escolher as empresas onde quer aportar o seu dinheiro.
Por disponibilizar todas as informações necessárias para a tomada de decisão do investidor, este pode controlar o grau de risco ao qual está disposto a se expor.
Empresas com um score mais baixo oferecem taxas de retorno maiores, porém, o risco de inadimplência é proporcionalmente maior.
Falando em inadimplência, as plataformas de P2P possuem departamentos de cobrança e jurídico para tomar as providências necessárias caso isso ocorra.
Afinal, vale a pena tomar empréstimo para sua empresa por meio de P2P?
Como você pode ver, o sistema P2P é muito vantajoso tanto para o investidor quanto para o tomador de crédito.
Apesar do brasileiro ainda ter o costume de querer fazer tudo com dinheiro próprio, sabe-se que o empréstimo pode acelerar, e muito o processo de crescimento de uma empresa.
Portanto, ter a possibilidade de injetar dinheiro em sua empresa, crescer, e pagar pouco com isso é algo que realmente vale a pena.
Dentre as diversas plataformas existentes no Brasil, a maior, e com maior tempo em atividade é a Nexoos.
Pertencente à AME, braço financeiro das Lojas Americanas, a empresa vem democratizando o sistema financeiro brasileiro desde 2016. Clique aqui para conhecer a Nexoos.
E você, acredita que o empréstimo para empresas via P2P vale a pena? Deixe seu comentário!
Deixe um comentário