O Brasil, como você deve saber, é um dos maiores produtores de alimentos e insumos agrícolas do mundo. Com isso, você pode ter se perguntado como fazer para investir no agronegócio, mesmo sem ter que aportar uma grande quantidade de dinheiro.
Isso porque, além de rentável, investir no agronegócio é investir na economia real, assim como ocorre no setor imobiliário, de energia e de negócios em geral.
Neste tipo de investimento, ocorre uma situação em que todos ganham, desde o produtor, passando pelos funcionários e investidores, até o próprio setor em si.
Portanto, neste artigo, você descobrirá como fazer para investir no agronegócio mesmo que não tenha tanto dinheiro disponível. Confira!
O que é o agronegócio?
De forma bem resumida, o agronegócio diz respeito a tudo que é economicamente viável de ser produzido ou extraído da terra. Isso engloba tudo o que envolve seu processo produtivo, como insumos, a produção em si e a distribuição dos produtos.
Podemos dividir os principais bens do agro em duas categorias:
- Insumos agrícolas, como frutas verduras legumes e fertilizantes;
- Insumos pecuários, que engloba a criação de animais tanto para corte quanto para a produção de leite, ovos etc.
Também fazem parte do agronegócio produtos de plantio e reflorestamento, assim como a pesca ocorrida em rios e mares.
O agronegócio é um setor da economia que vem se beneficiando bastante da alta do dólar, fazendo com que as exportações sejam bem lucrativas no setor.
Além disso, a melhora nos processos produtivos ocorrida nos últimos anos vem tornando a produção mais eficiente, gerando um crescimento ainda maior no agro brasileiro, que sempre teve um papel muito importante na economia mundial.
A importância do agronegócio brasileiro
Historicamente, o Brasil sempre teve sua economia baseada na exploração de produtos da terra.
Desde a extração do pau-brasil, realizada pelos portugueses na época do Brasil colônia, passando pela produção de cana-de-açúcar e café, o Brasil sempre teve a sua economia baseada principalmente em commodities.
Apesar de já termos deixado de ser uma simples colônia de Portugal há muito tempo, o agronegócio brasileiro continua tendo grande destaque mundial.
Atualmente, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários. Além disso, o agro corresponde a 48% das exportações brasileiras em 2020.
Países como China, Estados Unidos e vários localizados no continente europeu são grandes consumidores de produtos agrícolas brasileiros.
E por que investir no agronegócio?
Apesar de, atualmente, muitos de nós vivermos longe de onde os produtos desse setor são produzidos, temos contato diário e dependência total desses produtos.
A questão de dependermos tanto do agro por si só, já deveria fazer você pensar no setor como algo atrativo. Mesmo assim, irei elencar mais algumas razões pelas quais você precisa dar mais atenção ao setor.
Blindagem contra crises econômicas
Diferente de outros setores da economia, as pessoas não têm escolha entre comprar ou não comprar comida.
Por isso, na maior parte do tempo, o setor se encontra estável ou em crescimento, tendo muito pouca influência da situação econômica nacional e internacional.
Os maiores riscos do setor estão atrelados a condições climáticas que afetam a produção, ou a epidemias que podem atingir as criações.
Aumento da demanda gerada pelo aumento populacional
Apesar de o mundo estar passando por uma progressiva diminuição da taxa de fecundidade, a verdade é que, atualmente, a população mundial continua subindo.
Consequentemente, a demanda por comida aumenta.
Isso faz com que o agronegócio ainda se mantenha como um setor atrativo por muitos anos.
O surgimento das Agtechs
As agtechs são startups que trazem inovações no setor agro, provocadas pela demanda por mais eficiência na produção e preocupação com seu impacto ambiental.
Essas empresas geram um melhor aproveitamento de recursos em toda a cadeia produtiva, o que se traduz em lucratividade.
Por se tratar de startups, ou seja, empresas que possuem grande potencial de crescimento, o investidor pode obter retornos muito acima da média comparado a investimentos tradicionais.
Como investir no agronegócio?
Se você se interessou pelo agronegócio, e quer saber como investir parte do seu capital neste setor, você precisa saber quais são as suas opções.
Basicamente, você poderá investir em:
- Cédula de Produto Rural (CRP): título pré-fixado que pode ser adquirido em bancos e corretoras de investimentos;
- Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA): títulos de renda fixa que oferecem boa rentabilidade e relação risco-retorno;
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA): garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), essa é mais uma opção para quem quer investir com segurança, além da própria característica de baixo risco do título;
- Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro): como o próprio nome diz, trata-se de fundos que investem em toda a cadeia de produção, como propriedades rurais, insumos e equipamentos. O lucro aferido pelo fundo é distribuído aos cotistas de forma periódica, podendo ocorrer de forma trimestral, semestral ou anual;
- Bolsa de valores: você pode investir diretamente por meio da bolsa de valores, negociando o valor da saca de soja, arroba do boi gordo, café etc. Porém, essa opção exige maior conhecimento técnico.
Como investir no agronegócio com pouco dinheiro?
Uma das melhores, mais atuais e rentáveis formas de investir no agronegócio com pouco dinheiro é através do crowdfunding.
Através de plataformas de investimentos como a Bloxs, você consegue avaliar o projeto com detalhes, além de conseguir uma rentabilidade acima do mercado tradicional.
Todos os projetos que são disponibilizados na plataforma passam, previamente, por uma avaliação criteriosa, o que oferece bastante segurança ao investidor.
Além disso, dispõem de uma previsão do quanto aquele dinheiro irá render ao longo do tempo.
Além de estar auxiliando projetos da economia real a crescerem, você estará diversificando seus investimentos com bastante segurança.
Investimentos nesse formato também podem ser feito nos setores de energia, imobiliário, negócios, entre outros.
Você pode conhecer um pouco melhor sobre a Bloxs clicando aqui.
Até a próxima e bons investimentos!
Deixe um comentário